quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sustentável e menos poluente, novo processo utiliza nanopartículas para a captura e produção de metais

Uma nova tecnologia para processamento de minérios, desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP), poderá revolucionar a mineração, principalmente a extração do cobre. Chamada de nanohidrometalurgia magnética (NHM), é 100% brasileira e considerada “verde” porque o impacto ambiental é mínimo se comparado com outras práticas do setor. A técnica é realizada em meio aquoso, com uso de nanopartículas supermagnéticas em vez de solventes orgânicos, como o querosene, por exemplo, utilizado nos processos convencionais. Coordenado pelo químico Henrique Toma, professor do Instituto de Química da USP (IQ-USP), o artigo que reúne os trabalhos do grupo que levaram ao desenvolvimento da tecnologia foi publicado na revista Green Chemistry e rendeu um pedido de patente.

Desenvolvido por Ulisses Condomitti durante a elaboração da tese de doutorado realizada sob orientação de Toma e defendida no IQ-USP, o novo processo emprega a nanotecnologia para renovar e aperfeiçoar um procedimento já aplicado pela indústria mineradora, a hidrometalurgia. “Entre as vantagens da nanohidrometalurgia está a possibilidade de executar todas as etapas em um único procedimento sequencial, no mesmo reator operando em condições ambientais, dispensando o tradicional uso de extração com solventes orgânicos, tratamentos ácidos e etapas de concentração, além de diminuir a produção de rejeitos”, explica Toma. “As nanopartículas captadoras de metais são integralmente regeneradas após o procedimento, sem nenhum tratamento adicional.”

O novo processo desenvolvido na USP é uma alternativa para a hidrometalurgia convencional, que começa com a lixiviação, um procedimento para a separação dos minérios por meio de ácido ou, alternativamente, com bactérias, seguido do tratamento químico com agentes complexantes – que formam compostos – de metais. A diferença é que o agente químico complexante e o solvente usado para extração do metal são substituídos por nanopartículas superparamagnéticas controladas por campo magnético e produzidas com magnetita (óxido de ferro). Elas são misturadas em uma solução aquosa rica em sais de cobre. Após alguns minutos, os íons de cobre (Cu2+) dissolvidos se ligam às nanopartículas por meio do agente complexante presente em sua superfície, e elas são atraídas para a superfície de um eletrodo, também imerso, sob ação  de um ímã posicionado do lado externo. Dessa forma, as nanopartículas com os sais de cobre ficam concentradas sobre a superfície do eletrodo. Em seguida é aplicada energia elétrica sobre o eletrodo que causa a migração e a transferência de elétrons dos íons de cobre para o eletrodo, gerando o cobre metálico (Cu).

Depois de cerca de cinco minutos de aplicação de eletricidade, as nanopartículas liberam praticamente todo o metal que se encontrava ligado a elas. “A eletrodeposição proporciona um cobre com pureza de 99,9%”, diz Toma. “As nanopartículas, por sua vez, são liberadas para uso posterior.” Segundo Toma, o experimento realizado em laboratório mostrou-se vantajoso em relação ao processo tradicional de hidrometalurgia na economia de tempo. Com nanotecnologia, a obtenção de cobre metálico acontece em alguns minutos, enquanto no processo industrial atual leva sete dias.

Outra vantagem é que todo o processamento pode acontecer em um mesmo recipiente (ver infográfico). As partículas são atraídas para as placas metálicas dos eletrodos de cobre, e a eletrodeposição acontece de forma localizada. Não há necessidade de transporte até outro reator como ocorre na hidrometalurgia convencional. Isso significa redução de custo, simplificação de processo e maior racionalidade. “A nanohidrometalurgia magnética também gera menor quantidade de descartes”, diz Toma. “Existe ainda a possibilidade de automatização, usando reatores de menor dimensão.” De acordo com o pesquisador, a nova técnica também é aplicável a vários metais estratégicos, incluindo o processamento das terras-raras, um trabalho em desenvolvimento no IQ-USP. O próximo passo do grupo é transferir a tecnologia para alguma empresa. Ele conta que duas já demonstraram interesse, a 3M e a Caraíbas, a única mineradora no Brasil que produz cobre metálico, embora insuficiente para o mercado interno.

Toma lista outros argumentos para demonstrar a importância da nova nanotecnologia, a começar pela importância do cobre – o principal metal a ser beneficiado –, fundamental em setores como construção civil, indústria elétrica, máquinas, transporte e eletrônica. No caso específico do Brasil, embora o país seja rico em minerais, não o é em cobre. “O dono das maiores reservas mundiais desse elemento é o Chile, com 38% do total”, informa Toma. “O Brasil detém cerca de 1,5% e o país não possui minérios ricos nesse elemento. O que existe é de baixo teor, em torno de 4% a 5%, porém adequado para uso com a nova tecnologia.” No mundo, segundo o químico, a mineração de cobre – e mesmo de outros metais – apresenta alguns problemas atualmente. Entre eles, estão o esgotamento gradual dos minerais de alto teor e o aumento de impactos ambientais, causados tanto pela extração como pelo processamento.


 Fonte: Revista Fapesp

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Principais software de química quântica



GAMESS O Sistema Geral de Estrutura Atômica, Molecular e eletrônico é uma ab initio geral pacote de química quântica , alternativa livre para o Gaussian.

Gaussian 03 é os pacotes de química computacional mais populares e amplamente utilizados, originalmente desenvolvidos pelo o ganhador do prêmio Nobel John Pople.

Firefly - PC GAMESS é otimizado versão para PC do GAMESS por Alex Granovsky para Windows e Linux.

GAMESS UK é uma ab initio programa de estrutura eletrônica molecular para realizar SCF-, DFT-, e cálculos MCSCF-gradiente, juntamente com uma variedade de técnicas de pós cálculos Hartree Fock.

Molpro é um sistema completo de ab initio programas para moleculares cálculos de estrutura eletrônica. Como distinto de outros pacotes de química quântica comumente usados, a ênfase está em cálculos altamente precisos, com vasta tratamento do problema de correlação eletrônica através do CI multiconfiguration-referência, conjunto acoplado e métodos associados.

The Massively Parallel Quantum Chemistry Program (MPQCC) calcula propriedades de átomos e moléculas de primeiros princípios usando o tempo equação de Schrödinger independente. Ele roda em uma ampla gama de arquiteturas que vão desde estações de trabalho individuais para multiprocessadores simétricos aos computadores maciçamente paralelos. Seu design é orientada a objeto, usando a linguagem de programação C ++.

NWChem é um pacote de química computacional, que é projetado para rodar em supercomputadores paralelos de alto desempenho, bem como os clusters de estações de trabalho convencionais. Destina-se a ser escalável tanto em sua capacidade de tratar grandes problemas de forma eficiente, e em seu uso de recursos disponíveis de computação paralela.

Q-Chem programa explora os mais recentes desenvolvimentos em ciência da computação, tendo adoptado uma abordagem orientada a objeto à elaboração do programa, o que só foi possível através da construção de um programa completamente novo a partir do zero. Esta decisão já está provando inestimável para permitir que os desenvolvedores a implementar rapidamente novas metodologias com facilidade e reduzir o código do programa redundância. O resultado é um programa altamente eficiente, com uma base de desenvolvimento flexível, tornando Q-Chem, Inc., a empresa de escolha para software química quântica.

ACES II implementa o Cluster Juntamente Muitos métodos e teoria de perturbação do corpo

COLUMBUS é uma coleção de programas de alto nível ab initio moleculares cálculos de estrutura eletrônica. Os programas são projetados principalmente para multi-referência (MR) cálculos prolongados na terra eletrônico e estados excitados de átomos e moléculas.

Molcas SCF / DFT, RASSCF, CASPT2, métodos CC, modelos de solvente, QM de interface / MM, Rápido, preciso e robusto código, apoio grátis e atualizações, código-fonte e ferramentas para o desenvolvimento.

Dalton é um poderoso programa de estrutura eletrônica molecular, com uma extensa funcional para o cálculo das propriedades moleculares no HF, DFT, MCSCF e níveis de CC da teoria.

Psi 2.0 é um pacote de programa de química quântica desenvolvido pelo grupo Schaefer. É capaz de avaliar SCF, MCSCF, CI, CCSD, e CCSD (T) energias e gradientes analíticos utilizando expansões sobre funções de base tipo Gaussian.

deMon  programa permite realizar cálculos DFT em grandes sistemas, incluindo metais de transição com precisão em um tempo relativamente curto.

HyperChem - Métodos computacionais incluem mecânica molecular, dinâmica molecular e métodos de orbitais moleculares semi-empíricos e ab initio.HyperChem Dados e HyperNMR ​​foram migrados para HyperChem, e novos recursos foram adicionados. Os novos recursos incluem Open GL Rendering, DFT, TNDO, CHARMM proteína Simulações, Molecules em Campos Magnéticos, e muito mais.

Jaguar é um pacote ab initio de alto desempenho para ambas as simulações de gás e fase de solução, com especial força no tratamento de sistemas de metal contendo, tornando-se a ferramenta mecânica quântica mais prática para resolver problemas do mundo real.

Spartan é uma ferramenta de software potente que aplica o poder da mecânica molecular e cálculos de química quântica em sua pesquisa química. Com a visualização state-of-the-art e algoritmos computacionais sofisticadas, Spartan fornece às organizações farmacêuticas e de biotecnologia com dados-chave a apoiar a identificação do alvo e validação, seleção e otimização de chumbo, e desenvolvimento de processos.

ArgusLab - uma modelagem molecular livremente licenciado, gráficos e programa de desenho de drogas. Gaussian 98 & Gaussian 03 interfaces: facilmente configurar e executar cálculos de Gauss em seu Windows PC local. Saídas, superfícies parcelas, etc. são automaticamente adicionados aos resultados dos cálculos na molécula Treeview. ArgusLab envolve o cálculo Gaussian de forma tão eficaz, você vai pensar que é uma parte de si ArgusLab. Você também pode salvar arquivos de entrada ArgusLab gerados para executar off-line Gaussian ou em outra máquina.

CASTEP é um pacote de software que usa a teoria do funcional da densidade para proporcionar uma boa descrição de nível atómico de todos os tipos de materiais e moléculas. CASTEP pode dar informações sobre as energias totais, as forças e tensões em um sistema atômico, bem como estruturas de banda calcular geometrias ideais,, espectros ópticos, espectros phonon e muito mais. Ele também pode realizar simulações de dinâmica molecular.

Insight II  é um ambiente de modelagem molecular sofisticada que fornece uma interface gráfica poderosa para algoritmos best-of-breed para dinâmica molecular, modelagem de homologia, de novo projeto, e eletrostática tornando-se a solução perfeita para os modeladores de proteína, químicos e biólogos computacionais estruturais .

MOE é um sistema de software abrangente que cubra as necessidades de disciplinas de pesquisa de hoje, incluindo Bioinformática, quimioinformática, Modelando Protein, estrutura baseada em projeto, High Throughput Descoberta e Modelagem Molecular e simulações.

SYBYLR é uma suíte de software de informática computacional projetado para melhorar os fluxos de trabalho de descoberta de drogas e de tomada de decisão de químicos computacionais e modeladores moleculares de hoje. Um padrão da indústria para mais de 20 anos ea base para ambiente de modelagem molecular especialista Tripos ', SYBYL fornece os componentes fundamentais para a compreensão da estrutura molecular e propriedades com ênfase na descoberta de chumbo candidatos.

Priroda 04 é uma suíte quantum-química programa criado por pelo DN Laikov projetado para o estudo de sistemas moleculares complexas pela teoria do funcional da densidade, com os MP2, MP3, MP4 e níveis de teoria de perturbação multiparticle, e pelo cluster juntamente único e método de dupla excitações (CCSD) com a aplicação de computação paralela.

DMol 3 é uma teoria do funcional da densidade original, precisas e confiáveis ​​(DFT) de código mecânica quântica para a investigação nas indústrias químicas e farmacêuticas.

Siesta (Iniciativa espanhol para simulações eletrônicas com milhares de átomos) é um método e sua implementação de programa de computador, para executar cálculos de estrutura eletrônica e dinâmica ab initio simulações moleculares de moléculas e sólidos.

DGauss é uma alta precisão, pacote de química computacional de alto desempenho que usa a teoria do funcional da densidade de prever estruturas moleculares, propriedades e energética.

PyQuante - Python Química Quântica é uma suíte de código-fonte aberto de programas para o desenvolvimento de métodos de química quântica. O programa é escrito na linguagem de programação Python, mas tem muitos módulos "determinante da taxa" também escritos em C para a velocidade. O código resultante não é tão rápido como Jaguar, Gaussian, ou GAMESS, mas o código resultante é muito mais fácil de entender e modificar. O objetivo deste software não é necessariamente para fornecer um programa de química quântica de trabalho (embora venha a fazer isso), mas sim proporcionar um conjunto bem-engenharia de ferramentas para que os cientistas possam construir os seus próprios programas de química quântica sem passar pelo tédio de ter que escrever cada rotina de baixo nível.

Mopac 6 é o programa de mecânica quântica semiempíricos mais amplamente distribuído em uso em todo o mundo criado por James Stewart JP.

WinMopac é baseado em MOPAC, com características addirional e novos métodos, ou seja MNDO-d e PM5.

AMPAC Programa Computacional Semi-empírica. Ele inclui SAM1, AM1, MNDO, PM3, MNDO / C, MINDO / 3 e MNDO / d métodos semiempíricos.

MSINDO é um programa orbital molecular semiempírico para o cálculo de propriedades moleculares de sistemas com elementos de primeira, segunda e terceira linha. É uma modificação do método original é SINDO1. A versão atual do MSINDO inclui parâmetros para os seguintes elementos: H, Li-F, Na-Cl, K-Br.

PyMOL é um open-source, sistema de visualização molecular patrocinado pelo usuário criado por Warren Lyford DeLano. É bem adequado para a produção de imagens em 3D de alta qualidade de pequenas moléculas e as macromoléculas biológicas, tais como proteínas. Quase um quarto de todas as imagens publicadas de estruturas de proteínas em 3D na literatura científica foram feitas usando PyMOL.

QC ++ é um software Linear Scaling Química Quântica com base no método Dividir para conquistar. A versão atual do QC ++ suporta os modelos quânticos semi-empíricos MNDO, AM1 e PM3. Ele permite calcular a energia de uma configuração molecular numérica e a sua inclinação por alguns auto campo consistente (SCF): algoritmos de ponto fixo, e de amortecimento óptimo nível de deslocamento.

Ascalaph é um Molecular Modelling Suite. Ascalaph Quantum é uma interface para a mecânica quântica programa PC GAMESS. Ascalaph Designer fornece a geração e edição de modelos moleculares. Ascalaph Graphics fornece a interface de janela e gráficos 3D.

PMViewMol - o programa para visualização rápida de moléculas em OS / 2 Warp. Com base na ViewMol3D .

Referência: 


Andrew Ryzhkov Page